A “energia solar”, também chamada “fotovoltaica” é a energia elétrica gerada a partir da incidência da luz solar sobre equipamentos projetados para esse fim, que permite alimentar os mais diversos aparelhos, desde o bombeamento de água em locais isolados, até satélites e a própria Estação Espacial Internacional.
O Brasil possui enorme potencial para a geração de energia solar e uma Lei que prevê a sua utilização para economizar na fatura de energia elétrica, sendo o melhor investimento do mercado. A Vale do Sol Energias preparou um material especial para que você conheça um pouco mais sobre essa tecnologia que é o futuro da matriz energética mundial.
Por que esse nome difícil?
A palavra “fotovoltaica” é a junção de “foto”, do grego phos, que significa “luz” e “volt”, unidade de tensão elétrica que recebeu seu nome em homenagem ao cientista Alessandro Volta, que inventou a pilha voltaica em 1799. Podemos dizer que ela significa “energia da luz”.
Quais os componentes do gerador?
Os componentes básicos de um gerador fotovoltaico são os módulos fotovoltaicos, que convertem a luz do sol em energia elétrica, e os inversores, cuja principal função é adequar essa energia para alimentar os equipamentos desejados. Também são necessárias: estrutura, fiação e proteções elétricas adequadas para cada aplicação.
Como a energia é gerada?
Os módulos fotovoltaicos são compostos por células especiais onde ocorre o efeito fotovoltaico, observado em 1839 pelo físico francês Edmond Becquerel. A energia gerada circula entre as células e os módulos para os inversores. A quantidade de energia gerada é uma função da incidência solar, da área coberta pelas células e da eficiência do gerador, que depende não só dos materiais utilizados, mas também de fatores externos, como a temperatura.
A energia gerada é igual a das tomadas?
A energia gerada nas células, através do efeito fotovoltaico, apresenta-se em corrente contínua, que não pode ser conectada diretamente às tomadas. Para permitir que a energia solar alimente os equipamentos do nosso dia a dia, os inversores a convertem em corrente alternada, na tensão e frequência adequada a cada imóvel.
Eu fico sem energia durante a noite?
Não. Os geradores fotovoltaicos podem usar baterias (Off-grid) ou ser conectados à rede elétrica (On-grid), o que permite consumir mais do que se gera sempre que necessário, como em dias chuvosos ou durante a noite. Também é possível gerar um excedente durante o dia e trocá-lo com a Concessionária por créditos de energia elétrica, que podem compensar esse consumo.
Solicite um Orçamento
Agora que você entende como a energia solar fotovoltaica funciona, que tal usar a luz do Sol para economizar na sua conta de energia?
A Vale do Sol Energias projeta e instala usinas fotovoltaicas inteligentes conectadas à rede (Smart-grid). Possuímos equipe especializada nas tecnologias mais eficientes do mercado e de competência amplamente reconhecida.
A fim de garantir a qualidade de nossos projetos, seguimos todas as normas de segurança vigentes e possuímos registro no CREA-MS. Entre em contato, solicite um orçamento e tire suas dúvidas CLICANDO AQUI!
Leonardo Araujo
Sócio-fundador da Vale do Sol Energias
Engenheiro-físico, pós-graduado em Engenharia Elétrica e Administração de empresas.